terça-feira, 7 de junho de 2011

HRTM realiza cirurgia inédita de captação de órgãos no interior do RN

Elizângela Moura

Fotos: Raul Pereira
Foi realizada neste domingo em Mossoró, a primeira cirurgia de captação de órgãos no interior do estado. A cirurgia, foi realizada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

A doadora, foi uma paciente de 61 anos, agricultora, que era residente em Baraúna, e que teve morte cerebral. A retirada dos órgãos, só foi possível graças a intervenção da família da paciente, que procurou a equipe médica, e mostrou o interesse em fazer a doação dos órgãos.

A equipe de captação de múltiplos órgãos do HRTM, é composta pela Dra Elizabeth Carrilo, que é a coordenadora da Comissão Intra-disciplinar de Doação de órgãos para Transplantes - CIHDOTT, além dos médicos Fernando Lisboa Jr., Alexandre Borges, e Keli Regina Holanda Rêgo, tendo ainda como anestesista, dr. Francisco Charles Raulino.

" Podemos dizer que essa cirurgia de captação foi um sucesso. A paciente que teve morte cerebral e foi diagnosticada por quatro médicos, tinha problemas cardíacos e por isso não pudemos retirar o coração. No entanto, retiramos o fígado, os rins e as córneas, onde cinco pessoas que estavam na fila de espera para os transplantes, foram beneficiadas", disse Dra. Elizabeth Carrilo, coordenadora da equipe médica.

De acordo com ela, a cirurgia para retirada dos órgãos teve uma duração de aproximadamente cinco horas. Um avião cedido pelo governo do estado, veio a Mossoró pegar as córneas e os rins, que foram doados a pacientes da capital. Já o fígado, foi enviado para o Ceará. " Infelizmente o setor de doação de fígado em Natal, ainda não foi reativado e por isso esse importante órgão foi doado a uma paciente que estava na fila de espera, em Fortaleza", completou Dra. Elizabeth.

Ainda segundo a Dra. Elizabeth Carrilo, " Nunca houve tanta captação de órgãos em tão pouco tempo, porque nós temos dificuldades, mas temos muita boa vontade, e por isso está funcionando", finalizou. VEJA A MATÉRIA COMPLETA...

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário