Depois de uma terça-feira de céu nublado, pancadas de chuva e temperaturas abaixo da média na região de Mossoró, a meteorologia continuará favorável a essas condições climáticas. É o que prevê o professor doutor de climatologia, Saulo Tasso Araújo da Silva, do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Com a ajuda de imagens de satélite feitas hoje, 12, pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, e de dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, o professor chegou à conclusão de que o fenômeno Ondas de Leste, proveniente do Atlântico Sul, é o responsável por trazer, nesse período, as chuvas a nossa região, bem como para toda parte leste do Nordeste.
Segundo o professor, esse fenômeno provoca chuva principalmente na zona da mata, em uma área que se estende do recôncavo baiano ao litoral leste do Rio Grande do Norte. “As Ondas de Leste se formam no campo de pressão atmosférica, na faixa tropical do globo terrestre, na área de influência dos ventos alísios, e se deslocam de leste para oeste, ou seja, desde a costa da África até o litoral leste do Brasil”, completou.
Professor Saulo Tasso antecipou ainda que o céu nublado e as chuvas na região predominarão durante toda semana devido as instabilidades oriundas do oceano atlântico e também do sistema de brisa. “Praticamente toda a semana será de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas e temperaturas abaixo do normal”, finalizou. Durante a semana em Mossoró, a média da temperatura não ultrapassará os 30ºC, nem ficará abaixo dos 22ºC.
Fonte: Ufersa
Fonte: Ufersa
Nenhum comentário:
Postar um comentário