quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Centro de educação e desenvolvimento tecnológico para setor de petróleo e gás é lançado em Mossoró

Com o setor petrolífero em ascensão, a demanda de profissionais aumenta e as empresas começam a ter dificuldade de contratação em virtude da escassez de especialistas. Diante disso, um projeto pretende mobilizar e sensibilizar jovens do ensino médio para a atuação nas engenharias voltadas à área de petróleo e gás através do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inclusão Socioeconômica pela Interação entre Instituições de Ensino e o Setor de Petróleo e Gás (Cedipetro).
O Cedipetro terá oficialização dos trabalhos na cidade amanhã e sexta-feira, 19, na XXIV Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), às 19h30, e no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) às 9h, respectivamente.
O autor do projeto, o professor Clóvis Bosco, explica que o Cedipetro foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Governo Federal, tendo disponibilizado cerca de R$ 1 milhão para execução das atividades e a construção da sede.
"Esse projeto é de extensão, objetivando aumentar a procura e a busca dos novos profissionais para o mercado de petróleo e gás. Além disso, o foco é dar uma visão mais ampla e geral sobre o mercado para os alunos da rede pública de ensino através de seminários, aulas práticas e visitas de campo", ressalta o professor Clóvis Bosco.
Segundo ele, o público-alvo do projeto são alunos do ensino médio e, inicialmente, serão atendidos os estudantes da Escola Estadual Abel Coelho, em convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec), o IFRN, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e a Redepetro/RN.
Ao todo, 720 alunos serão beneficiados ao longo dos 18 meses de execução do projeto.
"Serão 18 turmas de 40 alunos. Esses jovens receberão capacitações, formações, palestras, visitas técnicas e outros eventos para conhecer as áreas de atuação em petróleo e gás, bem como as oportunidades do mercado. Assim esses alunos terão uma visão mais crítica do processo de beneficiamento do petróleo no âmbito nacional e internacional. Como também poderão ter a chance de ser absorvidos pelas as empresas que compõem a cadeia produtiva", frisa o coordenador.
A princípio, as atividades acontecerão no campus do IFRN, mas a previsão é de que, dentro de alguns meses, o projeto construa sua sede. "A obra já foi licitada e dentro de seis meses será entregue. O espaço terá um miniauditório climatizado, laboratório de informática e sala de reunião", finaliza professor Clóvis Bosco.
A coordenação do Cedipetro em Mossoró está sob a responsabilidade dos professores do IFRN Socorro Paulino, Renato Samuel Araújo e ainda da consultora da Funcern Wagna Dantas. 

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário