Com exceção da Grande Natal, todos os outros municípios do estado contam com apenas 32 delegados para dar conta de todas as delegacias. A promotora de Justiça de Pedro Velho, Danielli Christine de Oliveira Gomes Pereira, pede ao Poder Judiciário que em 48 horas, pelo menos, dois agentes e um escrivão sejam mandados ao município, sob pena de multa diária de R$ 5 mil contra o Estado.
"É uma matemática muito simples: se os crimes não são investigados e esclarecidos, a impunidade impera e o sistema entra em colapso, vulnerando o direito difuso da sociedade à Segurança Pública", relatou a promotora na Ação Civil Pública. Danielli informa que ao todo existem cerca de 26 delegados atuando em todas as demais cidades interior, em um total de 62 comarcas.
Cada comarca tem um número diferente de municípios. A promotora cita o caso do delegado Marcelo Marcos que é responsável pelas delegacias de 22 municípios, inclusive, a de Pedro Velho. "Uma situação completamente injurídica e absurda, demonstrando o descaso com que é tratada a questão da Segurança Pública neste Estado", escreveu a promotora.
O delegado Marcelo Marcos esclarece que vai aos locais apenas quando há prisão em flagrante, já que não tem como administrar as situações de todas as cidades sob sua responsabilidade. O delegado geral de polícia, Fábio Rogério Silva, confirmou que a situação se repete nas demais comarcas do estado. Em Pau dos Ferros, por exemplo, o delegado Inácio Rodrigues, responde por 23 municípios.
Fonte: Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário